Decorar com plantas: Dicas e Ideias - Versatilis Inovação Design

Adicionar plantas à decoração da sua casa pode trazer vida, cor e textura ao seu espaço, além de fornecer uma série de benefícios à saúde.Aqui estão algumas dicas e ideias para decorar com plantas:

Escolha as plantas certas: Nem todas as plantas são iguais, e algumas são mais adequadas para o interior do que outras. Procure plantas de baixa manutenção e que prosperem em condições de pouca iluminação natural, como Espadas de S. Jorge, Trepadeiras ou Orquídeas.

 

Uma alternativa às plantas “vivas” é a utilização de plantas naturais preservadas, que apesar de serem plantas naturais, sofreram tratamentos para manterem a aparência.

As plantas naturais preservadas têm algumas vantagens:

Não precisam de cuidados constantes: as plantas preservadas não precisam de luz solar, água ou nutrientes para sobreviver. Elas já foram tratadas e preservadas para que mantenham a sua aparência e textura por um longo período.

São hipoalergénicas: algumas pessoas podem ser alérgicas a plantas “vivas” e ao pólen. Com as plantas preservadas, não há esse problema pois elas não produzem pólen.

São versáteis: as plantas preservadas podem ser usadas em diversas aplicações, desde decoração de interiores até a criação de arranjos florais duradouros para eventos e épocas festivas.

 

Crie um ponto focal: Use plantas para criar um ponto focal numa divisão. Por exemplo, poderia colocar uma planta grande e marcante num canto ou usar um grupo de plantas menores para criar um aglomerado numa prateleira ou estante.

Misture e combine texturas: Escolha plantas com diferentes texturas para adicionar interesse e profundidade ao seu espaço.

 

Use plantas como arte: Em vez de pendurar obras de arte ou fotografias nas paredes, considere criar uma parede viva pendurando plantas numa disposição vertical.

 

Inclua plantas na sua decoração: Use plantas como parte da sua decoração colocando-as em vasos que complementem o design dos seus interiores. Também pode usar plantas para adicionar cor a um espaço neutro ou para unir diferentes elementos de design.

 

Crie um minijardim interior: Considere criar um minijardim interior dedicando um canto do seu espaço a uma coleção de plantas. Poderá usar diferentes tamanhos e alturas para criar um arranjo visualmente interessante.

 

Adicione plantas a lugares inesperados: Não se limite a vasos e canteiros tradicionais. Considere adicionar plantas a lugares inesperados, como colocá-las no balcão ou ilha da cozinha ou incorporá-las numa estante.«

Use plantas para dividir um espaço: Se tem um espaço de convivência tipo “openspace”, use plantas para dividi-lo em diferentes zonas. Por exemplo, poderia usar uma fileira de plantas altas para criar uma “parede” entre as áreas de estar e de jantar.

 

Combine plantas e iluminação: Combine plantas com iluminação para criar uma atmosfera acolhedora e convidativa.

Não se esqueça, a chave para decorar com plantas com sucesso é escolher as plantas certas para o seu espaço e cuidar delas adequadamente. Certifique-se de fornecer a quantidade certa de luz, água e nutrientes para cada planta e esteja preparado para ajustar sua rotina de cuidados conforme necessário. Com um pouco de esforço, você pode criar um jardim interno bonito e saudável que realça seu esquema de design de interiores.

Caso não tenha tempo para cuidar delas, caso queira colocar uma planta num local com pouca luz ou mesmo colocar uma planta de exterior dentro de casa, opte por plantas naturais preservadas!

Versatilis Inovação Design | 2019-2024 © All Rights Reserved website by Verae